4 de maio de 2010

Quatro milhões e agora?

  Como muitos já devem saber, ontem aconteceu a, rapidamente mobilizada, “Passeata Ficha Limpa”. Artistas e importantes Políticos cariocas compareceram. Mas e os cidadãos “comuns”?
  Contrariando nossas expectativas, tendo em vista os quase 4 milhões de assinaturas – físicas e virtuais – ao projeto, a presença da sociedade civil na passeata foi baixa: contamos com o “apoio presente” de no máximo 250 cidadãos. A NOVE ficou insatisfeita com este baixo contingente, e por isso se empenhará ainda mais em sua 3ª bandeira oficial (conscientização política da população).

  No entanto, seria uma injustiça não dizer que a passeata foi maravilhosa. Todos cantaram juntos, em espírito de muita alegria e união, o hino da Campanha Ficha Limpa que sintetiza a luta do cidadão contra a corrupção eleitoral.
  Além disso, a aceitação e a repercussão da passeata foram boas e ela ajudou a legitimar nosso movimento frente à importantes políticos e à mídia!
  E falando em Ficha Limpa, há poucas horas o abaixo assinado virtual do projeto atingiu sua meta de 2 milhões de assinaturas! Sendo assim, o apoio popular ao projeto que terá sua urgência (e talvez sua implantação) votada hoje (04/05/2010) terá maior respaldo entre os deputados, na Câmara.
 
  Os próximos passos para aprovação são os seguintes:
  Hoje (04/05) será votado o Regime de Urgência. Se este for aprovado (o que é bem provável), vota-se em seguida o Projeto de Lei em sí. Caso o Projeto seja aprovado, ele segue para o Senado (que deve votar na 4ª feira). Se lá for aprovado, segue para sanção presidencial. Se houver alteração do texto, o Projeto volta para a Câmara.
  A NOVE sugere que todos mandem emails para seus deputados (através dos emails informados no site do próprio, e não do da câmara) exigindo o voto favorável. Lembrem-se que o voto é aberto, e portanto é possível saber como seu deputado votou!
  Esta é a reta final do projeto: vamos torcer para que pelo menos desta vez, o povo saia vitorioso.

  Gostaríamos de agradecer muito a Luiza Hartt, o Marcelo Queiroz, o Deputado Indio da Costa (relator do projeto de lei) e todos que se ajudaram para a mobilização de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário