A Nove

A Criação
 A Nova Organização Voluntária Estudantil surgiu em 1° de Outubro de 2009, exatamente o mesmo dia em que foi divulgada a informação de que a prova do ENEM havia vazado e seria consequentemente cancelada, obrigando vestibulandos de todo o país a se manterem num cenário de falta de informação e total insegurança.
  É importante frisar que o vazamento foi apenas o estopim de um processo de desrespeito do Ministério da Educação aos estudantes e professores (de Ensino Médio e pré-vestibulares) desde Abril do ano passado (quando o “Novo” ENEM foi anunciado).
 No dia do vazamento, aproximadamente 50 alunos de várias escolas da cidade do Rio de Janeiro se reuníram no Humaitá com o propósito de organizar uma passeata contra a série de problemas vistos no “Novo” ENEM. Os alunos perceberam, entretanto, que, com a posição omissa das atuais representações estudantis, era necessário algo maior que uma passeata. E então foi criada a Nova Organização Voluntária Estudantil, que desde sua criação se propôs a ser a “nova cara” do movimento estudantil no Brasil, de maneira pacífica e apartidária.
 Depois dos primeiros meses, muito aconteceu: Organizamos uma grande passeata para mostrar a insatisfação com a desorganização do “Novo” ENEM, fomos capas dos principais jornais do país, fomos indicados ao Prêmio Faz Diferença 2010 (na categoria Megazine), visitamos escolas, nos expandimos (até para outros estados), mobilizamos 2 passeatas a favor do Ficha Limpa entre outras ações que visavam consolidar o movimento.
 Nestes 15 meses de existência, o movimento amadureceu muito e criou experiência através de erros e acertos. Encontramos nas reuniões periódicas uma maneira de enriquecer nossos pensamentos com a troca de ideias e estabelecer metas.

As Bandeiras
 Estabelecemos, então, 3 principais bandeiras de defesa, que guiarão a maioria de nossas propostas e ações. São elas:
  • Representação Estudantil
  • Conscientização dos Direitos e Deveres dos Cidadãos
  • Reforma do Sistema Educacional
A curto prazo, queremos expandir nossa legitimidade como nova representação estudantil no país.
A médio prazo, queremos conscientizar a sociedade sobre questões tão relevantes como o poder e significado do voto, a estrutura política brasileira, questões ambientais e até mesmo questões morais.
A longo prazo, pretendemos mobilizar uma reforma educacionista, ao lado de grandes nomes e organizações do meio e da sociedade em geral para mudar o sistema educacional brasileiro pela base.

 É bom deixar claro que a NOVE não é governista ou oposicionista. Não é de esquerda, nem de centro, nem de direita. A NOVE é um movimento pela ética, pela consciência estudantil e acima de tudo, pelos direitos dos estudantes. E para que possamos potencializar nossas conquistas, buscamos, sempre nos basear em diálogos construtivos e realistas.

Mobilizando
 Após termos definido as metas, estivemos pensando em como mobilizar os estudantes para que possamos manter uma voz ativa mesmo quando não estamos no meio de um caso extremo à exemplo do vazamento do Enem.
 Percebemos, então, que temos nas nossas mãos as ferramentas ideais para qualquer tipo de organização: bom conteúdo, gente interessada e tecnologia.
 Nossa ideia é trabalhar em conjunto com os grêmios estudantis como uma forma de apoio mútuo e manutenção da boa organização. Não é nosso objetivo entrar nas escolas, optar por uma chapa e decidir apoiá-la. Pelo contrário. Estimulamos a prática da democracia e apoiamos os grêmios em geral para que tenham força e representatividade.

  Porém seria quase utópico imaginar que conseguiríamos ter um contato direto com todos os grêmios do país. Vendo, então, que nos encontramos num cenário de instantaneidade de informação e estabelecimento de grandes redes, resolvemos usufruir da tão falada capacidade multitarefa que inúmeros especialistas nos conferem e fazer da internet uma grande plataforma de divulgação de conteúdo, troca de ideias, estímulo de engajamento e estabelecimento de ligações. Blog, Twitter, Formspring.me, Orkut, Facebook,... A estrutura está montada basta que façamos bom uso dela!

Participe
 A NOVE realiza periódicamente reuniões abertas das quais os estudantes podem participar trazendo ideias, questionamentos e disposição para levar adiante o nosso trabalho.
 Os núcleos da organização em outros estados ainda estão em processo de construção. Se você não é do Rio e quer saber como participar, envie-nos uma mensagem no formulário de contato e saiba como ajudar.
 A Nove está aberta também para que você participe pelo Orkut, Twitter, Facebook, Formspring.me e Email. Assim, você pode colaborar mesmo que não tenha tempo ou oportunidade para os encontros e reuniões. Além disso, estamos trabalhando na criação de uma verdadeira Rede Social para que futuramente todos possam estar integrados em uma única página!

--

É basicamente isso, qualquer dúvida, fale conosco pelo formulário de contato e não deixe de participar!