1 de outubro de 2010

1 ano de Nove!

Parece que foi ontem quando o anúncio de um Enem adiado fez dezenas de estudantes se juntar num play do Rio para saber o que deveria ser feito.
Aqueles primeiros momentos de euforia somados à grande insatisfação de um ano de pré-vestibular mais complicado do que nunca fizeram surgir a Nove, uma esperança nos alunos de que se organizariam e cobrariam das autoridades o tratamento adequado.
Foi naquele 1° de outubro que o nosso movimento começava a se formar e a traçar um caminho que hoje percebemos não ser fácil nem rápido de seguir.


A Nove passou por uma queda expressiva de adeptos do comitê com o tempo após o escândalo do Enem, mostrando aos verdadeiros interessados que um trabalho maior deveria ser feito. Não bastariam apenas protestos pedindo medidas paleativas. O sistema de ensino está cheio de rupturas e não há uma mobilização para a mudança. Nesse clima a Nove começou a se estruturar, agora com poucos membros que dividem seu tempos de estudo, trabalho e lazer com os compromissos do comitê que se tornou exclusivamente de organização.

Problemas, ideias, sugestões e críticas foram discutidas até que resolveu-se trabalhar num projeto especial para o ano de 2010 que, a copa que nos perdoe, acima de tudo, é ano eleitoral. Ano no qual o povo tem a chance de eleger representantes que façam o bem do país. Sendo um movimento estudantil, que lida com os jovens eleitores de uma juventude dita tão desiludida e conformada, a nossa missão era ir até esses jovens eleitores levar a discussão sobre a importância do voto consciente e da participação além deste voto.

Surgiu então o projeto de palestras, que, devido ao curto tempo de ação e pequeno número de organizadores sem dedicação integral, levaram uma apresentação do sistema político brasileiro e o debate sobre eleições a simbólicos 500 estudantes de alguns colégios do Rio de Janeiro. O que nos surpreendeu foi a rica repercussão do projeto que nos mostrou a realidade de uma juventude que tem vontade de mudar esse estereótipo negativo que tem sido aplicado à ela. Estudantes, assim como nós, que nos procuraram em reuniões abertas querendo saber como poderiam ajudar e como começar a mudança.

Essa repercussão nos deu gás para bolar mais ideias e projetos que serão colocados em prática no próximo ano. Comemoramos nosso aniversário com vontade de comemorar muitos outros num crescente sucesso das ações do movimento e vendo decrescerem as estatísticas de alienação do jovem.


É nesse gás que queremos a presença de todos nas reuniões abertas, nas comunidades virtuais e na ação cotidiana da conscientização.

Parabéns para nós!
Vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário